Hoje, o sonho de alcançar o hexacampeonato acabou para a seleção brasileira, e para mais 190 milhões de brasileiros. O inesperado aconteceu, e o Brasil foi eliminado nas quartas de final, em uma sofrida e emocionante derrota de 2 x 1 para a seleção da Holanda, o que deixou a nação brasileira bastante inconformada e triste.
Mas o que será que levou a seleção a falhar? A maioria das pessoas atribui ao técnico da seleção, o ex-jogador Dunga, toda a responsabilidade pela situação, justamente pelo fato de que os jogadores por ele convocados não correspondiam às expectativas da nação.
Assim, a maioria condena o técnico pelo fato de ele não ter incluído na lista de convocados grandes nomes do atual futebol brasileiro, como Neymar, Ganso e até o já veterano em Copa do Mundo Ronaldinho Gaúcho.
Será que a ausência desses jogadores foi o que realmente impossibilitou o Brasil de ser campeão mundial? Quem garantiria que o resultado seria diferente? Não devemos condenar apenas uma pessoa pelo resultado obtido. Afinal, como o próprio técnico disse em uma entrevista lovo após o término do jogo: "a culpa é de todos, pois somos uma equipe", e não apenas só do técnico ou de determinado jogador que não foi bem na partida.
Há muita gente boa na nossa seleção. Jogadores excelentes, e que brilharam fazendo um ótimo trabalho, tanto que chegaram às quartas de final. Realmente, não podemos negar que a seleção está composta, em sua maioria, por jogadores novos, dos quais muitos estavam estreando em Copa do Mundo, e talvez, esta falta de experiência bem como a intensa emoção e nervosismo, inevitáveis ao tenso momento, podem ter contribuído para a derrota.
No entanto, o que não podemos esquecer, é que todos os nossos jogadores deram o melhor de si, jogando com raça durante as partidas, e que, em momento algum recuaram perante o adversário. E com isso, nos proporcionaram alegria, emoção, vibração, espírito de união, e o mais importante de tudo: esperança.
O Brasil todo agradece ao grandioso espetáculo vivenciado mundialmente, do qual cada um de nós fez parte, torcendo de corpo, alma e coração.
Agora é rumo à Copa de 2014. E, resto do mundo... nos aguardem, pois iremos com tudo, pra vencer!
Kaká foi um dos grandes nomes da seleção brasileira na Copa.